KEN FOLLETT despontou como ...
“Esta hipnotizante conclusão da trilogia é uma leitura gratificante, de temática densa, mas com ritmo e trama envolventes, grandes façanhas dos personagens, dramas familiares e intriga internacional.” – Publishers Weekly
Durante toda a trilogia “O Século”, Ken Follett narrou a saga de cinco famílias – americana, alemã, russa, inglesa e galesa. Neste livro que encerra a série, o destino de seus personagens é selado pelas decisões dos governos, que deixam o mundo à beira do abismo durante a Guerra Fria.
Esta inesquecível história de paixão e conflitos acontece numa das épocas mais tumultuadas da história: a enorme turbulência social, política e econômica entre as décadas de 1960 e 1980, com o Muro de Berlim, assassinatos, movimentos políticos de massa, a crise dos mísseis de Cuba, escândalos presidenciais e... rock ’n’ roll!
Na Alemanha Oriental, a professora Rebecca Hoffmann descobre que durante anos foi espionada pela polícia secreta e comete um ato impulsivo que afetará para sempre a vida de sua família, principalmente a de seu irmão Walli, que anseia atravessar o muro e fazer carreira como músico no Ocidente.
Nos Estados Unidos, o jovem advogado George Jakes, filho de um casal mestiço, abre mão de uma carreira promissora para trabalhar no Departamento de Justiça do governo Kennedy e acaba se vendo no turbilhão pela luta em prol dos Direitos Civis.
Na Rússia, Dimka Dvorkin, jovem assessor de Nikita Kruschev, torna-se um agente primordial no Kremlin, enquanto os atos subversivos de sua irmã gêmea, Tanya, a levarão de Moscou para Cuba, Praga, Varsóvia – e para a História.
Do extremo sul dos Estados Unidos à vastidão da Sibéria, da isolada Cuba ao ritmo das ruas da Londres dos anos 1960, Eternidade por um fio encerra com maestria a história de pessoas que acreditaram em seus sonhos e, assim, mudaram o mundo.
****
Berlim Oriental, 13 de agosto de 1961.
Depois de descobrir que seu casamento era uma farsa, de entrar em conflito com a Stasi e perder seu emprego, Rebecca Hoffmann decide que é hora de partir para o Ocidente. Mas seus planos são irremediavelmente frustrados. O governo da Alemanha Oriental tinha feito aquilo que todos diziam ser impossível: construíra um muro que cortava a cidade ao meio.
Nos Estados Unidos, George Jakes, filho de pai branco e mãe negra, acaba de se formar em Direito. Mas em vez de aceitar um emprego em uma firma de prestígio, ele resolve trabalhar com Robert Kennedy no Departamento de Justiça. Não sem antes embarcar num ônibus com os Viajantes da Liberdade e sentir na pele a fúria dos segregacionistas.
Na Rússia, Dimka Dvorkin é uma estrela em ascensão no Partido Comunista. E essa situação pode tanto ajudar quanto prejudicar sua irmã gêmea, Tanya, que escapa por pouco de ser presa ao distribuir um jornal ilegal e se arrisca ainda mais divulgando para o Ocidente textos de um autor desconhecido sobre a vida nos campos de trabalho na Sibéria.
Por sua vez, Cameron Dewar, neto de um senador, aproveita a chance de fazer espionagem oficial e extraoficial para uma causa em que acredita, mas logo descobre que o mundo é um lugar muito mais perigoso do que havia imaginado.
Misturando ficção e realidade, com personagens cativantes e o contexto histórico detalhadamente pesquisado, Eternidade por um fio é uma história arrebatadora sobre a luta pela liberdade individual em um mundo dominado pelo maior choque de superpotências que a humanidade já viveu.